Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]
Para ser grande, sê inteiro: nada Teu exagera ou exclui. Sê todo em cada coisa. Põe quanto és No mínimo que fazes. Assim em cada lago a lua toda Brilha, porque alta vive Ricardo Reis
Fui ver uma exposição à Asia Society - Hong Kong, sobre arte chinesa "oficiosa".
Há vários grupos dentro desta "categoria", mas Wuming, Xingxing e Caocao foram dos mais importantes formados por artistas em Pequim e Xangai, durante a década de 1970. Refletem a opressão e a falta de liberdade de expressão a que estavam sujeitos. O incrível é que estamos a falar do final do século XX. Só em1985 o Partido Comunista se tornou condescende em relação a esta pratica que divergia da arte oficial praticada sem restrições, que se regia por uma serie de regras (também vimos alguns exemplos).
Os quadros e esculturas, em si, não são transcendentes (longe estou eu de ser uma crítica de arte) mas são o reflexo de uma falta de liberdade tão recente, ao ponto de se deslocarem para uma cidade, estarem lá meia dúzia de horas a pintar o quadro e fugirem para outra que não a mesma. Uma realidade BEM mais agressiva do que a do "tempo da outra senhora".